terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Szolnok - Hungria

Neste post vamos sair dos EUA e ir para um cantinho localizado na Europa Central, em uma pequena cidade húngara chamada Szolnok. O nome é estranho, mas mais estranho foi descobrir com apenas uma semana de antecedência que nós iríamos morar nesta cidade por quatro meses. Sim, era março de 2012 e nós havíamos chegado aos Estados Unidos fazia apenas um mês. Quando deixamos o Brasil nós sabíamos que passaríamos algum tempo na Hungria, graças ao projeto da empresa, mas não sabíamos que seria tão cedo e muito menos que saberíamos disso apenas uma semana antes do embarque.
O susto foi grande porque mal tínhamos nos acostumado com a nova casa, nossas coisas estavam em algum lugar no meio do oceano e nós havíamos trazido nossas duas cachorras conosco. Quando recebi a notícia compreendi pela primeira vez  o real significado da expressão "jogar a vida para o alto". Senti, sem exagero, como se minha vida estivesse suspensa no ar, em várias partes, num enorme quebra-cabeça que nunca mais teria suas peças reunidas novamente.
Mas quem está na chuva é para se molhar, não é? Uma semana depois, estávamos voando rumo a Szolnoknosso novo lar. Bem, não sei se posso chamar de lar um quarto de hotel com quarto, sala, banheiro e um microondas. Ou seja, o  máximo que conseguíamos cozinhar para evitar os cardápios cheios de fritura eram as sopas instantâneas e os sanduiches. Bom, mas justiça seja feita, os vinhos da região, os famosos Tokaji, e os deliciosos queijos europeus nos faziam achar aquele quarto de hotel até bem simpático.
A cidade de Szolnok, apesar de estar na Europa, não tem o glamour de Paris nem os monumento milenares de Roma, mas tem seu encanto. Salpicam aqui e ali igrejas, parques, museus e termas. O rio Tisza, que corta a cidade, carrega em suas água canoas, barcos e caiaques e empresta suas margens aos dominicais piqueniques.
O húngaro (magyar) é uma língua difícil e confusa, repleta de ditongos, consoantes e acentos (para se ter uma ideia, além da já estranha trema, eles usam uma outra trema mais cumpridinha... coisa que eu nem sabia que existia). Nas lojas e mercados ninguém fala inglês. Ser compreendido por algo mais do que mímicas era luxo restrito apenas aos hotéis e a alguns restaurantes. Mas o que faz de Szolnok realmente uma cidade especial é a sua localização. Encravada no meio da Europa ela nos possibilitou visitas a Budapeste (localizada a apenas 100 km), Eslováquia e Praga. Bom, mas estes são assuntos para outros  posts.
Em tempo, no final das contas após um mês de "hotel não tão doce lar" o projeto foi interrompido e nós retornamos aos Estados Unidos. Prontos para recomeçar mais uma vez o nosso recomeço.