segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Bonito - Mato Grosso do Sul


Alguns lugares recebem o nome que merecem. E Bonito, no Mato Grosso do Sul, é um deles. Neste mês de setembro eu e meu maridão visitamos este cantinho pela terceira vez. Não somos muito adeptos da ideia de ir sempre para o mesmo lugar, bem porque gostamos de desbravar novos destinos e conhecer coisas novas, mas tem alguns lugares que merecem uma segunda, uma terceira ou até mais visitas.


Para chegar a Bonito é possível descer no aeródromo da cidade, mas as passagens são mais caras e são poucas as companhias que levam para lá. Descendo no aeroporto de Campo Grande ainda é preciso dirigir mais 3 horas e meia até destino final. Paciência, vai valer a pena. O bom é que o carro alugado vai ajudar no deslocamento do hotel até os passeios, que nem sempre estão perto do centro de Bonito. Apesar de ser a cidade mais conhecida da região, muitas atrações estão em cidades vizinhas.

Os três passeios que mais gosto de fazer (e que acabo repetindo todas as vezes que vou para lá) ficam em outras cidades. Boca da Onça, que une caminhada e cachoeiras, fica em Bodoquena, a aproximadamente 60km do centro de Bonito. Localizados na cidade de Jardim, também a uns 54km (porém no outro sentido), estão outros dois passeios imperdíveis, a Flutuação no Rio da Prata, onde nadamos ao lado peixes e nos sentindo dentro de um imenso aquário, e o Buraco das Araras, uma dolina com 124 metros de profundidade e 160 metros de diâmetro, onde moram inúmeras araras-vermelhas. O espetáculo das aves nesta cratera de arenito é algo indescritível.






Quando a viagem permite, preferimos não depender de agências e escolhemos na hora nossos passeios com mais independência. Porém, em Bonito todas as atrações precisam ser acompanhadas por guias locais e acaba sendo mais simples comprar os passeios em uma das inúmeras agências da cidade. Não sei se tem mais opção de passeio pra comprar em agência ou mais opção de agência pra vender passeio, mas o que importa é ter opção.

Bom, agora quer saber se Bonito foi feita pra você? Vamos lá: Você gosta de entrar naquela água gelada (congelante) de cachoeira porque sabe que ela vai recarregar suas energias? Assim que coloca o pé pra fora do chalé você já está procurando animaizinhos para ver e fotografar Você sabe que aquela trilha no meio do mato vai ser cansativa, mas encara porque tem certeza que vai valer a pena? Você não se importa se não tem muita opção de restaurante na cidade, porque o importante é terminar o dia com uma cervejinha ou uma caipirinha? Se as respostas foram na maioria sim, pode fazer as malas. Bonito te espera!!!