quarta-feira, 25 de junho de 2014

Washington DC - USA

Neste mês de junho fomos comemorar nossa 'velhice' em Washington DC, capital norte-americana, poucos dias antes de um aniversário quase tão importante quanto o nosso, rsrsrs, o da Independência dos Estados Unidos da América, celebrada em 4 de julho.

Washington Monument

Encontramos uma cidade muito bonita, interessante e frequentada por pessoas de várias nacionalidades. A grande maioria delas disputava espaço na principal atração da cidade, o National Mall. Calma, não é um shopping, é um imenso parque que vai do Capitol (Congresso Americano) ao Monumento de Washington (o obelisco).

National Mall. Duas milhas ligam o Capitol (ao fundo na foto) ao obelisco



















Memorial aos Estados americanos que participaram da II Guerra Mundial


Já explico o motivo do Mall ser a grande atração de Washington. É nele que encontram-se o Smithsonian Institution, o maior museu e maior centro de pesquisa do mundo, com 19 museus e galerias e um zoológico, a maioria deles com entrada gratuita. Visitamos o Natural History Museum e o Air and Space Museum e, assim como todos os museus americanos que já visitei, estes também têm um olhar voltado para a educação dos pequenos, o que torna alguns setores didáticos demais. Mas são muito bem montados, organizados e guardam muitas riquezas históricas. Valem a visita.

Natural History Museum
                                                           
Parte Interna do Natural History Museum

Air Space Museum
É no Mall também que encontram-se os principais monumentos e memoriais. O mais visitado e mais amado é o monumento a Lincoln, que além da famosa estátua tem um pequeno museu sobre o ex-presidente. Tudo de graça também.

Lincoln Monument
                                                             
Vale registrar que o Mall é também um excelente atrativo para os esportistas. No gramado confundem-se bolas e frisbees jogados por grupos muitas vezes uniformiados. Pessoas correndo de um lado para o outro é muito comum. Correr no Mall certamente está entre as atrações turísticas da cidade.  
É claro que não posso me esquecer de citar  a Casa Branca. Muito bem protegida por seguranças, está sempre repleta de pessoas fotografando sua fachada. Não é possível chegar à parte de trás, onde fica o Salão Oval.  Para realizar um tour pela Casa Branca, é necessário reservar tickets com antecedência (o mesmo vale para o Capitol). 

White House
                                                                    
Ainda peciso citar três pontos antes que você desista deste post. 1. Metro - Wasington possui 6 linhas de metro e a cobrança é feita por trecho. Você insere o cartão na estação de embarque e quando o registra no desembarque ele calcula o trecho percorrido e faz a dedução no cartão. É possível pegar a linha azul na estação do aeroporto Reagan National e chegar ao centro da cidade. Foi o que fizemos. Mas não ficamos escravos do metro não, andamos e andamos bastante. 2. Comidas. Washington tem muitos restaurantes para todos os bolsos e gostos. Amei todos que fui. Encontrei na cidade algo difícil de encontrar em Michigan: tábua de queijos com vinho e porção de lula com cerveja. Hum. Comemos também paella em um restaurante espanhol. Hum. A Dupont Circle tem várias opções legais de bares. Vale ressaltar que perto dos Museus não tem restaurante, por isso as ruas ficam repletas de carros/barraquinhas que vendem hot dog, kebab.... Aí, vai da coragem de cada um. Não posso deixar de falar que Washington ama a Starbucks. Tem praticamente uma a cada esquina. Se você também ama Starbucks vai amar Washington.3. Compras. Sim, tem loja para quem não consegue vir para os Estados Unidos sem fazer umas comprinhas. As ruas 7 (Chinatown) e a rua F têm lojas das marcas mais conhecidas. 
Bom, deu pra perceber que Washgington é mesmo muito interessante e que certamente merece uma nova visita!