segunda-feira, 19 de maio de 2014

Saint Louis - USA



No mês de abril surgiu a oportunidade de irmos para Saint Louis, no Estado do Missouri. Oba! Passear sempre é bom... e poder conhecer outra cidade americana logo me empolgou. Após fazer algumas pesquisas para escolher a melhor localização para nos hospedarmos, percebi que as duas melhores opções eram perto do arco e perto do parque. Como eu estaria sozinha e "a pé 2" na segunda e na terça-feira, o melhor seria ficar perto do Forest Park, onde estão o zoológico, o centro de ciência e os museus. Decisão acertadíssima. Entrando no parque pela rua Clayton, com um certo esforço físico, dá pra chegar a todos eles à pé.
Bom, mas depois eu falo do Forest Park, porque nosso primeiro passeio foi na principal atração turística da cidade e seu cartão postal, o Gateway Arch, um arco de 192 metros de altura, todo revestido em aço, próximo às margens do Mississipi. O monumento, o mais alto feito pelo homem em solo norte-americano, simboliza a expansão para o Oeste e foi construido entre 1963 e 1965. Há a projeção de um filme sobre a sua construção, que vale a pena ser visto.

















O mais interessante é que o arco oferece acesso ao público. Isso mesmo, é possível subir os 192 metros por uma espécie de trem que passa pela parte interna do monumento. Claustrofóbicos, contentem-se com a visão de baixo para cima, porque as micro-cápsulas, com espaço para 5 pessoas, levam a uma viagem de 4 minutos um tanto desconfortável. Lá em cima a vista é muito bonita, mas só pode ser apreciada por pequenas janelinhas. Vale ressaltar que o espaço disponível para cada um lá em cima não é muito diferente daquele reservado nas cápsulas. 
Na segunda-feira estava preparada para conhecer o Forest Park. Tudo planejado, eu ía visitar a Jewel Box e o Zoológico naquele dia e, no dia seguinte, conheceria o Centro de Ciência e o Museu de Arte. Iniciei o passeio pela Jewel Box, uma casa de vidro que abriga árvores, plantas e flores em seu interior. A casa é bonita, mas o que me encantou mesmo foi o jardim externo, cheio de tulipas. 














Ao sair de lá, começou uma garoa forte e precisei mudar meus planos. Fui para o Centro de Ciência, onde assisti a uma interessante sessão de cinema naquelas salas em que o filme passa no teto em forma de abóbada e a uma sempre empolgante sessão no Planetário. A chuva passou e ainda encaixei o zoo na parte da tarde. 
O Museu de Arte ficou para terça-feira, onde pude conferir o acervo local e uma exposição especial com telas dos impressionistas franceses. Ou seja, ficar perto do Forest Park foi realmente uma excelente ideia.































Ah, para quem não quiser sair andando, existem opções de metrô e ônibus que facilitam as idas e vindas. A linha de metrô é pequena, mas leva para o arco e outros bairros da cidade. Saint Louis também tem cervejarias, outros museus, parques, estádios e restaurantes legais, principalmente de massas, para aqueles (como eu) que fazem das paradas para almoço e jantar uma atração à parte.
Enfim, até que para uma viagem de última hora apenas para acompanhar o maridão, esta ida a Saint Louis rendeu bons passeios.

2 comentários:

  1. José Caleffi Netto20 de maio de 2014 às 12:55

    Muito legal Fifi. Com os seus comentários pude me sentir em St Louis embora sem o perfume das tulipas e sem a sensação claustrofóbica da capsula no arco.

    ResponderExcluir