terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Mackinac Island - MI


Ainda em Michigan, conheça Mackinac Island, uma ilha que me encantou em junho de 2012. Localizada no Lago Huron, não muito longe da Lower Peninsula (parte do Estado de Michigan que lembra a palma da mão direita), a ilha foi listada como National Historic Landmark em 1960. Motivos não faltam para isso. 




Assim que pisam em terra firme, os visitantes sentem-se saindo de uma máquina do tempo. Com sua arquitetura no estilo vitoriano e suas charmosas charretes, Mackinac proporciona uma deliciosa viagem ao passado. É isso mesmo, charretes, um dos poucos meios de transporte desta ilha, que não permite a entrada de automóveis. Passear por ela somente à cavalo, charrete, bicicleta e à pé. E quem quiser pode alugar bicicletas duplas e arriscar pedaladas a dois. Nós alugamos e foi muito divertido.




Dar a volta na ilha, parando para um piquenique, é um passeio simples e delicioso. A circunferência da ilha tem 13 km e lindas paisagens podem ser vistas por todo o perímetro, como o belíssimo Arch Rock, uma formação geológica resultante da erosão causada durante milhares de anos pelo vento e pela água.




A experiência pode ficar ainda mais completa e bem mais doce se você provar o típico fudge, que merece até festival todo mês de agosto. Há lojas que produzem o dulcíssimo fudge há mais de um século. É realmente doce (até para uma formiga como eu), mas vale a pena experimentar.




Para quem gosta de golf, uma tarde em um dos campos da ilha pode ser uma boa opção de lazer. Você pode visitar também o Fort Mackinac (foto abaixo), a Butterfly House e galerias de arte. Ah, você pode se casar em Mackinac também. A ilha atrai muitos casais que selam seus compromissos e fazem juras de amor eterno às margens do Lake Huron. 





O clima de romance talvez seja alimentado pelo fato do filme ‘Em Algum Lugar do Passado’ (Somewhere in Time - 1980) ter sido filmado lá. O Grand Hotel, palco deste romance cobra até entrada para aqueles que querem se sentir parte da película ou procurar o famoso quadro pelas paredes do local. Eu fui uma destas pessoas, claro. O quadro do filme eu não encontrei, mas algumas fotos e esta gravura já valeram a entrada.




Para chegar a Mackinac você precisa pegar um ferryboat em Mackinac City ou Saint Ignace. Pequenas aeronaves também levam os turistas à ilha. E para os mais aventureiros, no inverno, quando o lago congela (por mais incrível que possa parecer um lago de quase 60 mil km2 congelar) há quem atravesse de snowmobille ou a pé.  Quer arriscar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário